PERFEIÇÃO

 

Excelsa Loja de Perfeição

1ª Série de Estudos

Série dos Graus Inefáveis Lojas de Perfeição 

Graus 04 ao 14 

 

As Lojas de Perfeição são as oficinas de recepção aos altos Graus da maçonaria e continuação da evolução do Mestre dentro da Maçonaria, é nesta série que se adquire os conhecimentos necessários para desenvolver através dos estudos filosóficos a história e o simbolismo do R∴E∴A∴A∴

Não há como se tornar um Mestre Perfeito, sem ingressar numa Loja de Perfeição, não há como atingir a plenitude Maçônica sem caminhar na Senda dos Graus Filosóficos, onde a Loja de Perfeição se caracteriza como a porta de entrada, ou se preferirmos, seu degrau inicial.

Em verdade, todos os Graus da maçonaria tem sua filosofia, e isso começa já no Grau de aprendiz, ainda na Loja Simbólica.

O termo Graus Filosóficos acabou se tornando, por uso e costume, utilizado para diferenciar os Graus Superiores da maçonaria em relação aos chamados Graus Simbólicos (1 ao 3).

Os Graus Superiores dividem-se em 4 Séries: Série dos Graus Inefáveis Lojas de Perfeição (4 ao 14), Série dos Graus Capitulares Rosa-Cruz (15 ao 18), Série dos Graus Filosóficos Kadosch (19 ao 30) e, por fim, a Série dos Graus Administrativos (31 ao 33).

A maçonaria, especialmente o R∴E∴A∴A∴, possui um vasto sistema de aprendizagem que não se resume apenas aos três Graus Simbólicos. Para ter acesso a todo o cabedal de conhecimento que a maçonaria proporciona é necessário que o maçom conclua os 33 Graus do Rito Escocês Antigo e Aceito.

O Requisito para ser aceito em uma Loja de Perfeição, dentre outros é: Ter sido exaltado há 6 meses e ter recebido todas as instruções do Grau. Estar em situação regular perante a Potência Simbólica e a respectiva Loja.

Graus Inefáveis ou de Perfeição

Assim são denominados os Graus compreendidos entre o 4 e o 14 e são concedidos pelas Lojas de Perfeição. A denominação "Inefável" significa que não se pode nomear ou descrever em razão de sua natureza, força, beleza, não se pode exprimir por palavras, e este conceito está intimamente ligado aos Graus estudados nesta Série de conhecimento.

Também se fazem referência, nesta Série, a lenda do Grau 3, sendo esta reaberta, ampliada e rediscutida.

Nesta Série de Conhecimento encontramos Graus Lendários, Bíblicos, Judaicos e Cavalheirescos.