Consistório

4ª Série de Estudos
Graus Administrativos

Graus 31 ao 33
 
     Em Direito Canônico, consistório é uma reunião solene de Cardeais, convocada e presidida pelo Romano Pontífice (Papa), para prestar-lhe assistência e colaboração no GOVERNO DA IGREJA.

     Na Maçonaria, Consistório é um corpo Filosófico onde os maçons se reúnem para cursar os 3 últimos graus do Rito Escocês Antigo e Aceito. Trata-se, então, de uma escola aonde os Maçons vão para concluir seus estudos.

Parafraseando a Igreja, poderíamos dizer que, para nós, Consistório é um corpo solene de iniciados, convocado e presidido pelo seu presidente (Grão-Mestre), para prestar assistência e colaboração no GOVERNO DA MAÇONARIA.

     Em linguagem comum, indica o lugar onde se realiza alguma assembleia ou reunião. Por exemplo: salas de reuniões das irmandades.

     Como reflexão, por analogia etimológica e semântica, o termo consistório pode ser correlacionado com consistência (solidez, coerência, congruência, estabilidade e subsistência): que consiste em... (em sentido figurado, consistência se relaciona também com constância e perseverança), que são atributos da consciência (intelecto, inteligência, razão, conhecimento): que tem consciência de... (em sentido figurado, consciência se relaciona também com conhecer e saber).

     Todas essas concepções, juntas, convergem para um mesmo ponto: pessoas reunidas para compreender situações, tomar decisões e fazer encaminhamentos (ou seja: preparar-se ou preparar alguém para agir).

     Como os Cardeais, os Maçons chegam ao Consistório onde e quando recebem como missão a INSTRUÇÃO (voltar para suas origens e ajudar a outros a fazer progresso na Maçonaria até chegarem também ao Consistório). Os Cardeais voltam para seus países e ajudam na administração das igrejas e, os Inspetores, voltam para suas Lojas Simbólicas e Corpos Filosóficos e ajudam na administração do Rito Escocês Antigo e Aceito.

A MENTE É UM CONSISTÓRIO

     A consciência humana se formou como resultado de dois processos de evolução: um biológico e, outro, educacional! A base biológica da consciência (cérebro) começou apenas como uma célula nervosa e evoluiu para bilhões de neurônios reunidos e unidos dentro da cabeça humana. A base educacional da consciência (intelecto) começou com uma primeira percepção e evoluiu para bilhões de conhecimentos apreendidos dentro da memória humana.
Com o advento da consciência individual, o homem descobriu a sua capacidade global de construção, de transformação e, até mesmo, de destruição! Com o despertar da consciência coletiva, a humanidade passou a se sentir muito sozinha: isolada na imensidão do universo e, até mesmo, solitária dentro de sua própria casa!

     Muito se fala na luz da consciência! Esse clarão é a inteligência que vem da quantidade e qualidade dos conhecimentos aprendidos ao longo da existência! No entanto, no início da vida, logo após o nascimento, a mente humana é totalmente vazia de conhecimentos. Ela ignora tudo! Então, no começo eram só trevas, ou seja: ignorância! Porém, não pode continuar assim! Atualmente, no mundo em que vivemos, a principal causa de sofrimento e miséria é o resquício de ignorância que permanece em nossa consciência. E Não podemos esquecer que o preconceito é filho da ignorância e pai da estupidez!

     Na tentativa de fugir das trevas da ignorância, o ser humano sempre procura respostas acessíveis, imediatas, externas, históricas... Mas, nem mesmo a ciência, encontra respostas para todas as dúvidas da mente humana. Sempre restam dúvidas!

     A realidade é relativa e, a relatividade, é científica! Nossas observações e conclusões nunca são definitivas: pode ser que seja, pode ser que não seja! Em determinadas condições é assim! Mas, em outras circunstâncias não é bem assim! Deus, então, é a resposta para as questões transcendentais! Foi Deus que criou! O ser, a verdade, o bem e outras coisas. TUDO CRIAÇÃO DIVINA!

     A consciência nos aponta os conhecimentos já adquiridos através da pesquisa, do estudo e da experiência! E nós, Maçons, como filósofos que somos, temos a missão de pensar, sentir e praticar os comportamentos resultantes de nossos pensamentos e sentimentos: é o exercício de nossos talentos maçônicos!

A MAÇONARIA É UM CONSISTÓRIO

     A Maçonaria também é assim: uma grande jornada evolutiva que começa na iniciação e progride até o topo do consistório! Mas, devemos entender que não existe uma luz acesa no Consistório esperando os Maçons! Mais do que uma busca em si, é o caminho ao longo do qual vivenciamos o processo de construção da iluminação. Já chegamos, no topo, iluminados!

     Na magnífica ideia construída a partir do sonho de Jacó (anjos subindo e descendo numa escada) encontramos explicação para o verdadeiro significado do fazer progresso na Maçonaria por meio de estudos efetuados ao longo dos 33 graus do REAA: os Maçons, ao longo da subida, processam energias para a produção de luz! É o aprendizado que nos torna maçons iluminados! Subimos para aprender e, agora, vamos descer para instruir! Subindo colhemos o que outros plantaram! Descendo vamos semear, para que outros, subindo, colham o que nós plantamos!

     Vejamos: (1) o pensamento filosófico da Loja de Perfeição, é focado no conhecimento; (2) a sensibilidade afetiva do Cavaleiro Rosa Cruz, é centralizado no amor; e (3) o trabalho produtivo do Conselho de Kadosh, é envolvido na ação.

     E o Consistório? A consistência é abrangente: engloba os três domínios da consciência humana: cognitivo (poder do pensamento); afetivo (poder do sentimento); e motor (poder do comportamento). Em suma, envolve a um só tempo, o conhecimento (inteligência), amor (sabedoria) e ação (talento). Todos juntos e consistentes: consciência maçônica, ou seja: consistório!

     Podemos concluir que, na Maçonaria, o consistório consiste em promover oportunidades e propiciar condições para pesquisa, estudo e prática da congruência nos pensamentos, da solidez nos sentimentos e da disponibilidade dos talentos do verdadeiro Maçom a serviço do bem.

     E, assim sendo, com a pessoa no Topo da Consciência e o Maçom no Topo do Consistório, mesmo sem ainda ter chegado ao Topo da Escada de Jacó, como produto da Inteligência, Força e Beleza, o Templo Interior continua a ser construído de forma consistente no Consistório da vida maçônica.

<- Conselho Kadosch    |    Inspetor Geral da Ordem ->