Capítulo
2ª Série de Estudos
Graus Capitulares Rosa Cruz
Graus 15 ao 18
O Capítulo Rosa Cruz é constituído de quatro Graus.
O primeiro é o Grau 15 (Cavaleiro do Oriente, da Espada ou da Águia); o segundo é Grau 16 (Príncipe de Jerusalém); o terceiro é o Grau 17 (Cavaleiro do Oriente e do Ocidente) e culmina com o Grau 18 (Cavaleiro Rosa Cruz ou Cavaleiro da Águia e do Pelicano).
Este último Grau (18) é considerado umas das iniciações mais bonitas e significativas da Maçonaria, pós simbólica.
Aquele que já teve a honra, a oportunidade e o merecimento de passar pela iniciação do Grau 18, sabe o quão importante e único é aquele especial momento.
Participar desses graus considerados históricos, entronizando-os no coração, é vivenciar a obrigação do exercício da virtude: CARIDADE, HARMONIA e AMOR.
É expandir a fraternidade para os não iniciados, socorrer a todos na medida da nossa condição econômica. Lembrando que ninguém é tão pobre, que não possa levar o conforto de um ombro amigo.
Ser um Cavaleiro Rosa Cruz é trabalhar pela união dos Irmãos (independente de graus); é armar-se de espada para combater a maledicência, a calúnia, a vaidade e a inveja.
Uma das mais belas características de "SER" Cavaleiro Rosa Cruz, é o devotamento à Pátria.
O Capítulo Rosa Cruz, é a grande família. A ritualística ensina que os Obreiros devem permanecer sempre unidos; e, quando da passagem de Irmão ao Oriente Eterno, é responsável pela realização da especial e respeitosa sessão fúnebre.
Cabe ao Cavaleiro Rosa Cruz manter a união de todos os Obreiros promovendo a alegria. De todas as cerimônias ligadas ao Capítulo Rosa Cruz, nenhuma supera a "Cerimônia de Endoenças", que acontece somente uma vez ao ano, na Quinta-feira Santa. Nesse dia, todos os Cavaleiros Rosa Cruz devem comparecer, e os impossibilitados, unir-se-ão aos demais, em espírito de confraternização.
Espera-se com este pequeno texto despertar no Irmão, a vontade de conhecer os graus posteriores ao do Mestre Maçom.
Possuir os 33 graus do R.'.E.'.A.'.A.'., traz como vantagem principal a possibilidade de, em se conhecendo cada filosofia aplicada a cada grau, escolher um, como diretriz para o seu método de vida. O Maçom que é por inteiro, um Cavaleiro Rosa Cruz, ou Cavaleiro da Águia e do Pelicano, é uma excelente Pedra Cúbica, aderindo-se perfeitamente ao tecido social da Ordem.
Uma curiosidade: O Pelicano quando não encontra alimento para levar para sua prole, voa para o ninho, e com o próprio bico dilacera o peito, permitindo que os filhotes encontrem na sua carne, o alimento que os manterá vivos até o próximo nascer do sol.
<- Loja Perfeição | Conselho Kadosch ->